sábado, 21 de abril de 2012

9 DE FEVEREIRO
DIA DE SANTA APOLÔNIA
Padroeira da Odontologia
 
No ano de 246 da Era Cristã, conta uma carta de Dionísio de Alexandria do Egito, que ocorreu o seguinte episódio:
"Todos se lançaram sobre as casas dos cristãos, cada um nas casas de vizinhos e conhecidos, depredam e devastam, levam objetos preciosos e jogam fora o que não presta. É como uma cidade saqueada pelo inimigo.
Os pagãos pegaram uma virgem, Apolônia, já idosa. Cortaram-lhe os seios e arrancaram-lhe os dentes. Depois fizeram uma fogueira e ameaçaram jogá-la, caso não blasfemasse. Ela pediu-lhes que a deixassem livre por um instante. Soltaram-na e ela correu sozinha para a fogueira."
Este é o único registro escrito que ficou sobre Apolônia, segundo temos conhecimento e segundo a fonte citada abaixo (1).
As lendas no entanto se multiplicaram, levando à santificação de Apolônia pela Igreja. Santa Apolônia já tinha 40 anos quando sofreu o martírio, e seu culto logo se espalhou no Oriente e no Ocidente.
Em várias cidades européias surgiram igrejas à ela dedicadas. Em Roma erigiram-lhe uma igreja, hoje desaparecida.
A bem da verdade, entre as lendas sobre sua vida, conta-se também a história de uma jovem convertida ao Cristianismo, cujo pai era pagão e que a teria matado...
Pelos fatos ou pelas lendas, SANTA APOLÔNIA tornou-se muito popular, e é hoje invocada nas dores de dente, tendo sido escolhida a PADROEIRA DA ODONTOLOGIA.




Boletim ESPECIAL do www.odontologia.com.br 09/fev/97 - Sábado
Para assinar o boletim: envie um email com o texto CADASTRAR <seu email>


(1) FONTE: "Um Santo Para Cada Dia", Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini Edições Paulinas, 1983, São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário